quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como a linguagem materializa os gêneros?

Estamos imersos na linguagem. Ela nos conecta com o outro e, por conta disso, interagimos. A interação para que aconteça necessita do entendimento de códigos, não apenas linguísticos, mas de todos aqueles que possam ser significados pelo outro, que faça sentido para o outro. Assim, são os papéis sociais de homens e mulheres na sociedade, já que, desde cedo, meninos e meninas assimilam o que se espera do homem e o que se espera da mulher e isso é passado pelo discurso nos espaços familares, entre amigos, e por meio da mídia.

Observe o seu entorno: as pessoas falando no ônibus ou no ponto, nos corredores e praças de alimentação de shopping, na fila do banco, no bate-papo informal com a vizinha ou vizinho, nas reuniões, nos encontros, enfim, em várias práticas sociais, sobre o que homens e mulheres conversam e como o assunto é tratado. Fiquem atentos ao cotidiano, a programação da Tv, o que as personagens de telenovela estão falando e como é falado, nas propagandas de revistas, etc.

Quais são os papéis dos homens e mulheres projetados pela mídia (pensem nas músicas, nas peças publicitárias, filmes, ditados populares, telenovelas, etc)? O que fazem e pensam as mulheres e homens da nossa sociedade? As práticas de gênero correspondem ao que a mídia veicula? Quais os assuntos mais tratados por homens e mulheres (o que os preocupam?).

Comentem sobre essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário